Rede Verde-Amarela trará informações de adimplência de pagamentos.
Quem quiser figurar na lista de 'bom pagador' deve assinar autorização.
Do Valor OnLine
Tweet
Comente agora
A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), lançou uma plataforma eletrônica para compartilhamento de informações comerciais de pessoas físicas que vai funcionar como o primeiro teste para o cadastro positivo.
Batizado de Rede Verde-Amarela, o sistema será abastecido por informações de adimplência de pagamentos. O cadastro negativo, ao contrário, contém apenas restrições a CPFs.
Participarão inicialmente da Rede Verde-Amarela 2,2 mil associações comerciais, clubes de diretores lojistas e sindicatos de varejistas hoje parceiros da Boa Vista. Num primeiro momento, a iniciativa vai focar no treinamento dessas entidades, que mais tarde terão também acesso aos produtos da Boa Vista.
Mas, para começar a capturar adesões on-line de consumidores ao cadastro positivo, será preciso disponibilizar para o consumidor uma ferramenta de autenticação digital, que está em fase final de desenvolvimento, segundo Dorival Dourado, presidente da Boa Vista. O birô de crédito conseguiu colher, até o momento, a autorização de 150 mil CPFs para inclusão no cadastro positivo.
A criação do cadastro positivo foi prevista em lei sancionada pelo governo federal em junho. Para aqueles que quiserem ser incluídos na lista de "bons pagadores", é necessário assinar uma autorização formal.
saiba mais
• Entidades pró-consumidor veem falta de garantias no cadastro positivo
• Senado aprova criação do chamado 'cadastro positivo'
Fonte: G1 Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário